Notícia
Saiba o que é e como implantar o Estudo Reflexivo na Casa Espírita
27/09/2016
O QUE É
Metodologia em sintonia com o pensamento trazido por Kardec, o estudo reflexivo-sistêmico permeia todas as obras básicas. Essa modalidade de estudo é diferente da forma usual, escolarizada. Ela se dá pela criação de Grupos de Convivência Fraterna para Educação Integral do Ser, nos quais são feitos estudos reflexivos e vivenciais focados nas virtudes cristãs, de modo que possamos vivenciá-las integralmente em nossas vidas.
Metodologia em sintonia com o pensamento trazido por Kardec, o estudo reflexivo-sistêmico permeia todas as obras básicas. Essa modalidade de estudo é diferente da forma usual, escolarizada. Ela se dá pela criação de Grupos de Convivência Fraterna para Educação Integral do Ser, nos quais são feitos estudos reflexivos e vivenciais focados nas virtudes cristãs, de modo que possamos vivenciá-las integralmente em nossas vidas.
O estudo reflexivo-sistêmico tem como base analisar os atributos de Deus, que somo convidados a florescer dentro da própria alma, fazendo com que os ensinamentos refletidos e sentidos sejam colocados por todos nós no campo da vivência prática.
OBJETIVOS
É fundamental, nas atividades dos Centros Espíritas, ressignificarmos o estudo apenas intelectualizado da Doutrina Espírita, para que possamos refletir sobre o significado das Leis Divinas em nossas vidas, de modo a senti-las em nossos corações e podermos nos transformar em verdadeiros cristãos, praticando as virtudes ensinadas pelo Mestre Jesus.
É fundamental, nas atividades dos Centros Espíritas, ressignificarmos o estudo apenas intelectualizado da Doutrina Espírita, para que possamos refletir sobre o significado das Leis Divinas em nossas vidas, de modo a senti-las em nossos corações e podermos nos transformar em verdadeiros cristãos, praticando as virtudes ensinadas pelo Mestre Jesus.
Um estudo transformador será um estudo reflexivo-sistêmico organizado segundo a tríade ciência, filosofia e religião, de maneira harmônica e não separada, para que o estudante se sinta cientificamente amoroso, filosoficamente moralizado e moralmente cientifico.
ROTEIRO
1ª Etapa: reflexão individual sobre o tema
O objetivo é de que cada participante medite previamente sobre o tema proposto, analisando como se sente em relação a ele e o nível de aplicação do assunto abordado em sua vida.
1ª Etapa: reflexão individual sobre o tema
O objetivo é de que cada participante medite previamente sobre o tema proposto, analisando como se sente em relação a ele e o nível de aplicação do assunto abordado em sua vida.
2ª Etapa: reflexão doutrinária
Com os participantes em subgrupos, estuda-se o conteúdo proposto. Cada componente do grupo é convidado a mergulhar dentro de si mesmo para refletir sobre os conceitos estudados, porque o foco não é o conteúdo; o objetivo principal é a promoção do Espírito imortal encarnado.
Com os participantes em subgrupos, estuda-se o conteúdo proposto. Cada componente do grupo é convidado a mergulhar dentro de si mesmo para refletir sobre os conceitos estudados, porque o foco não é o conteúdo; o objetivo principal é a promoção do Espírito imortal encarnado.
3ª Etapa: diálogo sobre o aprendizado
Com os participantes em círculo, no grupo maior, o facilitador estimulará o diálogo entre todos os participantes sobre o tema estudado e sua aplicação prática na vida pessoal e nas atividades do trabalho do bem.
4ª Etapa: avaliação reflexiva
Nesta etapa, cada componente, em um estado de introspecção, é convidado a avaliar aquilo que estudou e que compartilhou com os companheiros (as) de trabalho, planejando como aplicará o que refletiu e sentiu em sua vida.
5ª Etapa: Convivência Fraterna
Após a prece, encerrando os estudos, pode-se, caso a direção acredite ser pertinente, servir um chá, para que todos possam conviver fraternalmente de maneira mais informal.
Com os participantes em círculo, no grupo maior, o facilitador estimulará o diálogo entre todos os participantes sobre o tema estudado e sua aplicação prática na vida pessoal e nas atividades do trabalho do bem.
4ª Etapa: avaliação reflexiva
Nesta etapa, cada componente, em um estado de introspecção, é convidado a avaliar aquilo que estudou e que compartilhou com os companheiros (as) de trabalho, planejando como aplicará o que refletiu e sentiu em sua vida.
5ª Etapa: Convivência Fraterna
Após a prece, encerrando os estudos, pode-se, caso a direção acredite ser pertinente, servir um chá, para que todos possam conviver fraternalmente de maneira mais informal.
Fonte: ‘O Centro Espírita e a Promoção do Espírito Imortal’ (Alírio de Cerqueira Filho)
Para mais informações, escreva para comunicacao@espiritizar.org.
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