Notícia

Publicações sobre a importância da família em tempos de pandemia passam a ser veiculadas pela Feemt
09/07/2020

A partir da próxima semana a Federação Espírita do Estado de Mato Grosso passa a veicular em suas redes sociais frases de estímulo à convivência familiar saudável, um desdobramento da campanha ‘O melhor é viver em família: aperte mais este laço’, mantida pela Área da Família do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira. As publicações serão semanais, via Instagram e Facebook. Abaixo você pode conferir a galeria com todas as publicações. Caso você também tenha interesse em veiculá-la, basta acessar o material de divulgação disponível no link.

Há alguns anos  Área da Família da Feemt realiza um trabalho de estudo, cuidado e dedicação às famílias dos trabalhadores espíritas. A área, que também é a mais recente em Mato Grosso e no Brasil, tem percorrido o Estado estimulando reflexões sobre a importância da valorização dos laços familiares. Afinal, a “célula-máter da sociedade”, como afirma a benfeitora Joanna de Ângelis, muito tem sido deixada de lado pelos compromissos materialistas e dificuldades várias da vida atual.

Atualmente, com estrutura bastante diversificada, a família está sendo convocada por todos que à integram, ao desenvolvimento das virtudes essenciais para a manutenção das relações saudáveis, atitudes amorosas de renúncia e dedicação, oferecendo oportunidades grandiosas de revermos a convivência familiar e de ampliarmos o amor e o perdão à todos que compartilham conosco em nosso lar.

Neste período de isolamento domiciliar em virtude da pandemia do novo coronavírus, onde a família toda em casa 24 horas por dia, manter a harmonia na convivência diária pode ser um desafio e o surgimento de eventuais conflitos acabam gerando ansiedade e estresse. Manter a calma, a serenidade, a confiança e a fé e também atitudes saudáveis como diminuir as cobranças e criar rotinas na casa são indícios de primeiros passos para tornar melhor esses momentos tão diferentes para todos nós.

Podemos nestes dias encontrar a oportunidade de restabelecer laços com desafetos, enquanto os afetos serão a base para este reencontro familiar. Na compreensão de que as dificuldades vieram para ser superadas, a família toda evolui e cresce, no caminhar da renovação íntima de cada um de seus membros. Temos a família como ferramenta do “progresso na marcha da humanidade”, como nos mostra a questão 695 de O Livro dos Espíritos, portanto, assunto da mais sensível compreensão para todos nós.

A pandemia do Covid-19 assusta, sem dúvidas. Todos podemos nos infectar. Ninguém está imune ainda. Não importa qual seja a posição, a profissão, o status, o poder ou popularidade, a religião que professa, o vírus está aí, independentemente de qualquer coisa. Essa possibilidade nos evoca a um sentimento de fragilidade e vulnerabilidade. E é isso que somos, essa é a nossa condição, Espíritos Imortais, filhos de Deus e aprendizes da vida, portanto trazemos sim, uma vulnerabilidade, que nos convida ao desenvolvimento das virtudes da confiança e da entrega, daquilo que não está ao nosso alcance realizar.

Diante desse novo cenário, de incertezas e hesitações quanto ao futuro, as famílias, certamente, não serão mais as mesmas. De fato, situação tão peculiar fará com que as relações familiares se modifiquem profundamente, agregando novos valores na convivência. Nunca os valores como solidariedade, cooperação, empatia, respeito e compreensão foram tão necessários quanto nesse momento. Os conflitos de outrora não têm mais lugar num ambiente em que o bem maior do ser humano, a vida, pode estar em jogo. O panorama, evidentemente, muda.

Nesse período de distanciamento e isolamento social, que tal investir em melhorias para o teu lar? Aproveitamos para lembrar que aqui, no site da Feemt, a Área da Família, disponibiliza conteúdos específicos da vida em família, Cursos, Seminários, Projeto Palestras entre outros. Caso seja de interesse outros materiais, podem ser solicitados pelo e-mail: afa@feemt.org.br.

Vamos praticar juntos? Mas cada um na sua casa!


Clique aqui, baixe as imagens e divulgue você também


Para mais informações, escreva para afa@feemt.org.br.