Notícia

Conheça a nova edição do Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro
19/07/2019

O primeiro Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (PTME 2007–2012), aprovado pelo Conselho Federativo Nacional (CFN) da Federação Espírita Brasileira (FEB), teve sua implementação e seus desdobramentos efetivados em todo o país. Por ocasião de sua aprovação, houve a seguinte manifestação mediúnica de Bezerra de Menezes, ao final da reunião do CFN/FEB, no dia 12 de abril de 2007, em Brasília-DF:
A programação que estabelecestes para este quinquênio é bem significativa, porque verteu do Alto, onde se encontrava elaborada, e vós a vestistes com as considerações hábeis e aplicáveis a esta atualidade. Este é o grande momento, filhos da alma.¹
Levando em consideração a sua importância, na reunião ordinária do CFN/FEB de 2011, aprovou-se que deveria ser elaborado um plano de trabalho para o quinquênio seguinte (2013–2017), com base nas avaliações e sugestões captadas nas reuniões das comissões regionais do CFN, em 2012.
No plano de trabalho para 2013–2017, foram definidos objetivos, diretrizes e sugestões de projetos para execução, cujo desenvolvimento seria acompanhado pelo CFN em suas reuniões ordinárias e nas reuniões das comissões regionais.
Na reunião ordinária do CFN de 2016, ocorrida de 11 a 13 de novembro, os secretários regionais do CFN apresentaram avaliação realizada pelas entidades federativas estaduais a respeito de diretrizes, atividades, projetos e ações do PTME, com vistas à elaboração de novo plano de trabalho, quinquênio 2018–2022.
A avaliação demonstrou a importância de se fazerem ajustes em algumas diretrizes, adequando o plano às atuais expectativas do Movimento Espírita Brasileiro. Em decorrência, a plenária do CFN aprovou a formação de uma equipe revisora, constituída  pelos atuais membros da comissão executiva, que, ouvindo as sugestões dos membros do CFN, apresentou proposta para o novo plano de trabalho, a qual foi analisada ao longo do ano de 2017, nas comissões regionais, culminando com a sua aprovação na reunião do CFN, em 2017.
Sob a nomenclatura de Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro / 2018– 2022, este documento — aprovado na reunião ordinária do CFN, de 10 a 12 de novembro de 2017 — constitui instrumento de abrangência nacional para o planejamento de ações pelas entidades federativas estaduais, seus órgãos de unificação e pelos Centros Espíritas, cuja aplicabilidade será acompanhada pela Área de Unificação da FEB, avaliando-a anualmente na reunião do CFN.
Informações: diretoria@febnet.org.br