Áreas de Atuação

Atendimento Espiritual

A Diretoria
 
 
O Atendimento Espiritual é o conjunto de atividades que visa a atender, adequadamente, as pessoas que buscam e frequentam o Centro Espírita para obter esclarecimento, orientação, ajuda e assistência espiritual e moral.
Acolher aos que frequentam o Centro Espírita, em especial aos que o procuram pela primeira vez, o apoio, o esclarecimento, a consolação e o amparo de que necessitam para vencer as dificuldades.
Acolher as pessoas, por meio de ações fraternas e continuadas, de conformidade com os princípios do Evangelho à luz da Doutrina Espírita.
 
Áreas de Atuação
A Recepção Fraterna
 
Consiste em receber os que chegam ao Centro Espírita, de forma fraterna e solidária, conforme orienta o Evangelho à luz da Doutrina Espírita, para que todos se sintam confortados e bem acolhidos. Não são poucos os casos daqueles que vão ao centro em busca de consolo, sendo a doutrina espírita o Consolador prometido é necessário nos atentarmos para essa área, embora pareça irrelevante, a forma como acolhemos pode trazer grandes benefícios a um espírito fragilizado.
 
O Diálogo Fraterno
 
Após o acolhimento daquele que chega, se desejar, damos-lhe a oportunidade de expor livremente e em caráter privativo e sigiloso, suas aflições e necessidades por meio do Diálogo Fraterno. Importante ressaltar que o atendimento fraterno pelo diálogo, não tem caráter substitutivo de um profissional, é apenas um momento de desabafo. Por isso, para a realização desta atividade requisita-se um trabalhador bem capacitado e sintonizado com o Evangelho à luz da Doutrina Espírita.
 
Explanação do Evangelho
 
A Reunião Pública é o segundo contato daquele que chega ao Centro Espírita sedento de conhecimento. Por meio dos temas abordados nas palestras públicas, previamente programada e com uma sequência de trabalho pré-estabelecida, traz as lições do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina dos Espíritos, esclarecimento e consolação.
 
O Passe
 
Após o termino da Reunião Pública os frequentadores são conduzidos, caso queiram, ao passe. Um recurso fluídico para revigorar as energias, transmitido de uma pessoa a outra, sob a tutela dos espíritos superiores.
 
A Irradiação
 
Reunião privativa, apenas com trabalhadores. Por meio da vibração em conjunto irradiam energias de paz, amor e harmonia. Inspirada na prática do Evangelho, em favor de encarnados e desencarnados carentes de atendimento espiritual. Não é uma atividade semelhante a reunião mediúnica que tem uma outra finalidade.
 
Evangelho no Lar
 
Reunião semanal realizada entre os familiares, em dia e hora previamente estabelecidos, para o estudo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, e a oração em conjunto para harmonização e fortalecimento dos laços familiares.  Portanto, o Centro Espírita deve trabalhar com a constante campanha de implantação do Evangelho no Lar por aqueles que frequentam o Centro Espírita.
 
“Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei…”
Matheus  11:28